sexta-feira, 11 de maio de 2012

A moto e o medo


Quando comecei a ir trabalhar de moto tive muita pressão contra, por causa do perigo que é andar de moto em São Paulo, os índices de acidentes são muito elevados, e realmente é preocupante.
A primeira a ser contra foi minha mãe, depois meus amigos do trabalho e toda a minha família, somente alguns amigos que andam de moto foram a favor, ainda com ressalvas sobre segurança.
Tenho medo de andar de moto, por esse motivo tento me proteger de todas as formas, invisto em equipamentos de proteção, e em tempo para colocar e tirar as roupas, quem vê pensa que tenho uma 600 cilindradas, quando na verdade minha moto é quase uma bicicleta. Falando sobre a escolha da moto, tenho uma Sundown Web Evo, escolhi essa porque é menos visada pelos ladrões, é estreita para passar nos corredores e gasta quase nada de gasolina (faz em média 35 km por litro), por outro lado, encontrar peças dessa marca não é muito fácil, mas só precisei uma vez, que uma pessoa deu uma voltinha, caiu e quebrou praticamente todas as carenagens da moto, encontrei em São Miguel, em uma loja que importa as peças e acessórios da China e assina como Sundown.
Sobre o dia a dia na rua, não é fácil, principalmente os motoboys não respeitam o código de trânsito e muito menos a vida, em geral os homens tentam passar na frente nas mulheres, eles anda sempre colados nas outras motos, quando percebo um grude desses, eu abro, fico atrás dos carros, deixa uma “leva” passar e volto para o corredor, não devo, nem preciso competir com eles, o tempo que economizo sem fazer loucuras já é muito.

Casos: Uma vez estava no corredor de motos, quando um sabidinho que estava na minha frente achou que não dava para passar entre um caminhão e ônibus e ultrapassou o caminhão, voltando repentinamente para corredor sem olhar, eu passei e não consegui brecar, bati quase no meio da moto dele, o educadinho nem olhou, consegui segurar a moto, mas tomei um susto muito grande. Esse moço deve ter imaginado que se ele estava com medo de passar e não arriscou, com certeza uma mulher não faria, e nessa poderia ter causado um acidente mais grave.

Outra vez estava na estrada de Itapecerica, alguns carros estavam desalinhados com as faixas porque estavam cruzando um semáforo, como estavam parados, eu fui passar entre um Honda Fit que estava imbicado no corredor e um caminhã, fui cautelosamente devagar, coloquei um pé no chão, a moça que estava dirigindo o carro não olhou pra frente e andou, imprensando a minha moto contra um caminhão que estava ao lado, a minha sorte foi que o para choque dela encostou no suporte do pé, então ela sentiu que tinha encostado em algo. Fez uma cara de não entendi e deu uma ré para eu passar. (Não! eu não querbro retovisores, fui embora....rs).

Uma outra vez, estava fazendo um desvio do transito para chegar mais rápido em casa, quando um carro parou na minha frente dando seta para entrar na rua que eu queria entrar, parei atrás dele no intuito de ir na sequência, mas percebi que estava querendo entrar numa viela que eu nem sabia se caberia um carro, fui desviar o carro, quando fui surpreendida por outro carro que saiu da viela cantando pneu, ele veio na minha direção e quase pegou a moto de lado, brecou arrastando os pneus, achei que não daria tempo, o carro chegou a tocar na moto, mas num impacto insignificante, ufa! O coração foi a milhão, mas graças a Deus deu tudo certo.

Resumindo, acidentes acontecem e são sempre uma surpresa, o que devemos fazer é, não dar oportunidade para o destino, tem gente que nunca andou de avião e morreu num acidente de avião, tem gente que é atropelado em cima da calçada, então,  tem coisas que não podemos evitar, mas devemos fazer o possível para que elas não aconteçam, e se acontecerem que o impacto seja o menor possível. No caso da motocicleta, se algo de errado acontecer, que esteja em uma velocidade controlada e usando capacete, roupas e capacetes com proteções.

Todos os dias ao montar na moto peço a Deus que proteja a minha integridade física, que me proteja dos meus próprios erros e dos demais condutores. Que assim seja na vida de todos os pilotos e motoristas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário