Hoje é dia 15 de maio de 2012, desde ontem chove e faz muito frio, tem motociclista que usa o carro nos dias de chuva, ou vai trabalhar de transporte público, eu aprendi a usar principalmente nos dias de chuva, porque o transito fica totalmente parado e somente as motos andam, nesses dias normalmente de carro gastava três horas para chegar em casa, de moto gosto uns 40 minutos, nos dias normais gasto 30 minutos.
Na chuva é mais perigoso, a luva de couro não é impermeável, as mãos ficam molhadas e no frio ficam geladas, mas é melhor que não usar, comprei uma luva impermeável na Decathlon, mas não é de couro nem de andar de moto, é daquelas de usar na neve, as vezes uso, mas é muito ruim, ela desliza, tentarei comprar outra impermeável, mas própria para moto. Uso calça e jaqueta Riffel, que além possuírem proteções, são impermeáveis, não preciso parar para trocar as roupas se a chuva me pegar no caminho. Se sair de casa com chuva, uso uma bota de borracha, daquelas de açougueiro (preta), ela não cabe no baú da moto, por isso, não levo sempre comigo.
A visibilidade do capacete fica comprometida, por mais que tenha entrada de ar, a viseira começa a embaçar, além disso ficam as gotas da chuva na viseira que ofuscam com a luz de freio dos carros (que são constantes com transito parado), eu procuro deixar mais ou menos 1 centímetro aberto quando estou andando devagar, assim embaça menos.
Os pneus da moto devem ficar sempre calibrados, porque na chuva perdem aderência e deixam a moto sem estabilidade.
Semana passada estava andando no corredor, o semáforo estava verde, mas os carros estavam todos parados, quando o motoqueiro que estava na minha frente estava passando um pedestre atravessou, ele não estava rápido, mas como a pista estava molhada, ele brecou em cima da faixa de pedestre, que vira um sabão, deslizou e caiu com a moto encaixadas nas pernas, mas arrastando em cima da perna dele, parou embaixo de uma Ducatto dos Correios, ele deve ter machucado a perna, quadril braço, ombro(toda a lateral do corpo), até porque ele estava penas de camiseta e calça jeans, se tivesse com as roupas com proteções, com certeza não teria se arranhado. O acidente aconteceu em frente ao Hospital Campo Limpo, assim foi socorrido rapidamente.
Seguem algumas dicas para ter mais segurança na chuva:A visibilidade do capacete fica comprometida, por mais que tenha entrada de ar, a viseira começa a embaçar, além disso ficam as gotas da chuva na viseira que ofuscam com a luz de freio dos carros (que são constantes com transito parado), eu procuro deixar mais ou menos 1 centímetro aberto quando estou andando devagar, assim embaça menos.
Os pneus da moto devem ficar sempre calibrados, porque na chuva perdem aderência e deixam a moto sem estabilidade.
Semana passada estava andando no corredor, o semáforo estava verde, mas os carros estavam todos parados, quando o motoqueiro que estava na minha frente estava passando um pedestre atravessou, ele não estava rápido, mas como a pista estava molhada, ele brecou em cima da faixa de pedestre, que vira um sabão, deslizou e caiu com a moto encaixadas nas pernas, mas arrastando em cima da perna dele, parou embaixo de uma Ducatto dos Correios, ele deve ter machucado a perna, quadril braço, ombro(toda a lateral do corpo), até porque ele estava penas de camiseta e calça jeans, se tivesse com as roupas com proteções, com certeza não teria se arranhado. O acidente aconteceu em frente ao Hospital Campo Limpo, assim foi socorrido rapidamente.
- Evite frenagens bruscas, um dos maiores riscos quando se pilota sobre o piso molhado. A dica é sempre frear com cautela e sem pressionar bruscamente o manete ou o pedal de freio, evite frear em cima das faixas, que molhadas são extremamente deslizantes. Utilize primeiramente o freio traseiro e, em seguida, o dianteiro;
- Diminua a velocidade para fazer curvas, evite deitar a moto, pois ela pode deslizar, com velocidade reduzida você consegue fazer as curvas com a moto em “pé”;
- Na cidade e com chuva os motociclistas têm que estar muito bem equipados. Não há como improvisar em questões de segurança. Não economize com equipamentos, o uso de equipamento completo pode salvar sua vida em caso de queda;
- Se a chuva é muito grossa, além de ampliar a distância entre os veículos, se possível, é recomendado aguardar a chuva diminuir, e esperar o tempo necessário para que a chuva “lave” a pista;
- Mantenha pneus em bom estado. Calibre-os semanalmente seguindo as recomendações do fabricante de sua motocicleta;
- Não passe em poças d’água, ou em qualquer lugar que não permita a visualização do asfalto
- A viseira do capacete é um item que exige cuidado de manutenção: precisa estar sempre limpa e sem riscos;Ande sempre com o farol aceso, mesmo de dia. Além de ser lei, a iluminação ajuda outros veículos a lhe enxergar na chuva.
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